Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Por que perder tempo com Deus? 0



Continuação das perguntas feitas no livro 'The necessity of atheism', de Percy Bysshe Shelley. Partes anteriores: Primeira Segunda Terceira Quarta Quinta Sexta Sétima

Homem versus Vastidão do Universo
Se Deus é inconcebível, por que perder tempo com ele?

Pesquisando o termo “inconcebível” no dicionário Aurélio, temos duas linhas de significado:

1.Que não se pode conceber, perceber ou explicar.
2.Surpreendente, pasmoso, incrível, inacreditável, extraordinário.

Vamos avançar um passo por vez e tentar entender qual é a acusação que está sobre os que crêem.

Deus não pode ser concebido

Há dois entendimentos do que esta frase pode querer dizer. Se ela pretende afirmar que a ideia da existência de Deus não pode ser imaginada, então a afirmativa é bastante falha. Há uma miríade de deuses criados pelos povos desde a antiguidade que mostram a fraqueza desta afirmação. Um círculo quadrado é que é inconcebível. É impossível por definição.

Os atributos de Deus podem ser conhecidos pela sua criação, mas a revelação direta do próprio Senhor é a que nos salva



Outro entendimento possível desta sentença é que a totalidade de Deus não pode ser imaginada pelo homem. Isto não é muito difícil de compreender, porque a explicação é simples: o que é finito não pode capturar a totalidade do infinito. E aqui a história pode nos ajudar mais uma vez. Todos os povos dos quais se tem conhecimento têm algum grau de espiritualidade, de religiosidade. E cada povo percebeu deus de uma forma, com expressões diferentes: às vezes tinham semelhança com homens, às vezes com animais, e outras vezes com seres celestes e objetos inanimados. Os judeus passaram milênios idolatrando diversos deuses das nações vizinhas, mesmo que o Deus verdadeiro tivesse condenado. Aliás, o segundo mandamento dado por Deus ao povo por intermédio de Moisés era uma proibição de representar o próprio Deus verdadeiro com imagens. Por certo, Deus não quer que a sua glória seja aviltada, mostrando-a diminuída através das criações banais dos homens. É impossível representar a totalidade do infinito através de um ídolo.

Deus não pode ser percebido

Existem pelo menos duas passagens na Bíblia que declaram que os homens podem facilmente perceber um criador dotado de grande poder e inteligência pelas coisas criadas. A complexidade e a especificidade dos sistemas biológicos, e até mesmo a fina sintonia de diversas constantes da Física que permite a existência de vida neste planeta são dados a disposição para escrutínio de qualquer um com interesse na verdade.

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. (Salmos 19:1-3)

Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis (Romanos 1:19-20)

Se você lesse numa parede rochosa de uma caverna “Olá visitante, obrigado por vir. Volte sempre. E traga sua família” não pensaria que esta frase apareceu sozinha com o passar de milhões de anos. Sua racionalidade diz que alguém inteligente escreveu propositalmente aquilo. Da mesma forma, cada célula do nosso corpo (um sistema infinitamente mais complexo que a frase da caverna) grita que existe um criador. A aleatoriedade nunca escreveu uma linha de poesia sequer.

A aleatoriedade nunca escreveu uma linha de poesia sequer. Tudo tem um propósito em Deus.



Portanto, um criador pode ser claramente deduzido. Um Deus criador pode ser percebido pela sua obra, ainda mais quando ele o faz de forma deliberada.

O conhecimento da Bíblia nunca vem por intuição. - J. C. Ryle




Deus não pode ser explicado

Parece que se eu não puder explicar o funcionamento de algo, deve-se deduzir que este ‘algo’ não existe. Não é muito racional pensar desta forma. Eu não sei explicar o funcionamento de um avião, mas todos os dias eles passam voando por sobre a minha cabeça. Sento à frente de um computador no trabalho, em quase completo desconhecimento da maneira como os elétrons de deslocam pelos circuitos, mas não posso dizer pro meu chefe que não posso trabalhar porque o computador não existe, sem que ele ache que sou louco e me mande conversar com o pessoal do Recursos Humanos.

A falta de explicação exaustiva não significa absoluta falta de explicação nem improbabilidade de existência



Anteriormente vimos que é possível deduzir alguns atributos do Criador; e tudo o mais necessário para o conhecimento dEle está disponível na Bíblia, a qual foi escrita por diversos homens que colocaram no papel a revelação que Deus fez de Si mesmo para a salvação dos homens.

Podemos falar de Deus no tocante àquilo que Ele revelou. Não podemos colocar Deus no laboratório e começar a dividí-lo e analisá-lo como se fosse um objeto. A explicação disponível sobre Deus não é exaustiva, mas é suficiente.

Perder tempo com o mundo

O ser humano é pródigo em inventar atividades para passar o tempo. E também é hábil para desperdiçá-lo com coisas fúteis. A tecnologia avança, liberando-nos de tarefas demoradas e/ou difíceis, para que tenhamos mais tempo para ‘viver’. Mas é esquisito que, quanto mais tempo obtemos, mais coisas arrumamos pra nos distrair. O resultado de tudo isto é, como se pode facilmente imaginar, o estresse físico e mental.

O homem batalha contra o tempo


Além de doenças físicas, surgem também problemas em outras áreas, como a emocional e a intelectual. Dedicamos tanto tempo à Internet, ao trabalho, à academia, aos cursos... enfim, a tanta coisa que resta pouco ou nenhum espaço para cultivar relacionamentos. Qualquer tipo relacionamento requer tempo, esforço e atenção para prosperar. Mas esta época exige que tudo seja rápido, fácil, simples e útil - e, principalmente, rentável. Para isto, contudo, as coisas precisam ser descartáveis. O carrossel do mundo gira cada vez mais rapidamente; e logo a brincadeira perde a graça e acaba fazendo mal.

Não há tempo para as pessoas. É uma grande desgraça que hoje se trate pessoas da mesma forma que roupas, calçados e outros objetos. Por este motivo é que, por mais que a humanidade crie mais e melhores meios de comunicação, as pessoas se sintam cada vez mais sozinhas. Há muita coisa para distrair a atenção, e dificilmente é algo relevante. É muita informação, mas de pequeno valor. São como pílulas vitamínicas: tem o básico daquilo que seu organismo precisa, mas de maneira alguma mata a fome.

Só Jesus dá satisfação completa para a nossa vida e acalma o nosso coração durante as tormentas da existência.



Nesta Babel da Informação rápida e resumida vamos caminhando, com nossos estômagos fazendo barulhos esquisitos e ficando tontos sem saber bem o porquê. Ficamos insatisfeitos; eternamente insatisfeitos. Nos sentimos inseguros; eternamente inseguros. Se meditarmos nisto um pouco, percebemos que nós perdemos tempo sim, não com Deus, mas com o mundo.

Aquilo que vale a pena

A única forma de fugir deste tormento moderno é se eu me desembaraçar das coisas desta vida e buscar ao Senhor. Aqui cabe testemunhar um pouco. Sempre gostei muito de ler. Desde pequeno, lia tudo. Livros grandes, pequenos, linguagem simples ou mais rebuscada. Entretanto, nunca ficava satisfeito. O entendimento de um autor era contrariado por outro, ou até o mesmo autor já havia mudado de ideia depois de um tempo. Não que eu ache errado o fato de mudar de opinião. O que eu percebi é que o conhecimento que obtinha nunca era verdade. Era impossível defender a mesma coisa por muito tempo. Isto foi me cansando e me deixando cético e sem esperança. Estava me tornando um cínico. Tudo isto mudou no momento que Deus me converteu e mostrou um fundamento sólido sobre o qual eu podia construir minha vida com segurança e satisfação.

Desde então minha vida tem sido de alegria indizível, pois mesmo quando passo por períodos difíceis, sei que Deus não me abandonou. Lembro de Suas promessas, tão eternas quanto Ele, e saio de cada dificuldade ainda mais maravilhado com o Senhor que eu sirvo. Louvor, honra e glórias sejam dadas ao Criador amoroso e soberano da Terra!

O tempo investido para a glória de Deus nunca será perdido




Com Deus, tudo é ganho

A segunda linha de entendimento da palavra “inconcebível” vai ser detalhada a partir de agora. Minha pretensão é, ao final, convencer o leitor que nunca se perde tempo com Deus, mas, na realidade, tudo é lucro com Ele.

Deus é surpreendente

No que Deus poderia surpreender um crente? Eu posso pensar em diversas coisas. Deus me surpreendeu quando me vi confessando Jesus Cristo como meu Salvador; quando reconheci que era um pecador miserável que merecia uma justa punição pelos meus erros; quando entendi que Ele enviou seu Filho para pagar por esta conta suja e bárbara e eu saí livre. Fui surpreendido porque meu coração foi mudado de tal maneira que ao invés de blasfemar eu O adoro e desejo cada vez mais estar perto dEle e de Suas palavras. Fico surpreso quando descubro como são maravilhosas as obras das Suas mãos; o milagre da vida; o mistério da existência; o significado do que foi, do que é e do que há de ser.

Pasmo com Deus


O Homem deveria ser humilde diante da grandeza da criação do Senhor


Como não ficar diante de Deus e não desfalecer? Alguém não se sentiria humilde diante de uma construção colossal? Quando o homem olha para as estrelas, certamente se acha minúsculo. Como deveria ficar então diante do Criador do Universo? Quão impotente e terrivelmente amedrontado deveria se sentir a criatura que desde que pode se lembrar tem ofendido e se tornado odiável a Ele? E que só cessará de fazê-lo quando finalmente sua sepultura tornar-se como um estandarte portando as insígnias que o identificaram pela vida terrena como um odiável inimigo do Senhor? Entretanto, este mesmo Deus é capaz de perdoar esta vil criatura e torná-la filho de Deus.

Deus é capaz de perdoar criaturas vis e poderoso para torná-las seus filhos




Deus é incrível

Que pagamento poderíamos dar ao nosso Deus em troca da Salvação? Se tudo foi feito por Ele, tudo lhe pertence. Não há nada que possamos dar que já não seja de sua propriedade, mesmo as nossas vidas. O preço era alto demais para ser pago. Mas nenhum valor é devido. Jesus Cristo, o Filho de Deus, pagou com seu próprio sangue a salvação dos eleitos. Ele é suficiente e definitivo: não sobrou nada para complementar. Não há juros e não seremos cobrados novamente. É definitivo. A salvação é para sempre.

A tinta que foi usada para escrever os nossos nomes no Livro da Vida nunca, jamais, se apagará!




Loucura para os que perecem

Toda a história bíblica: a criação, as profecias cumpridas, os milagres executados, a encarnação de Deus, a ressurreição e derrota da morte... parecem incríveis demais para os que estão morrendo. Parece maluquice demais para ser verdade. Mas para os que estão sendo salvos, é o poder de Deus manifestando sua misericórdia sobre os homens. É tão bom que DEVE ser verdade!

Não há nada tão fantástico, maravilhoso e radical quanto a graça de Deus manifestada na salvação do homem




O que temos de extraordinário

Sendo o homem fraco, pobre, pecador, morto espiritualmente e definitivamente contrário a tudo o que é bom, Deus diz: - Viva! E este homem recebe um novo coração, disposto a obedecer e cumprir com prazer toda a vontade do Pai! Mesmo ainda sendo apenas um pequeno vaso de barro, cada crente tem, dentro de si, um tesouro mui maravilhoso: o Espírito Santo do próprio Deus. Glórias ao Santo Senhor que faz morada nos Seus filhos, escrevendo sua lei em nós para que nunca O deixemos!

Nunca haverá um médico como Jesus. Ele diz ao morto: - Viva! - e ele levanta do seu túmulo




Conclusão

O que devemos saber sobre Deus não está longe de nós. E de tudo que podemos saber do nosso Senhor, é impossível que seus filhos não invistam cada segundo da sua existência regenerada ao louvor, honra e glória ao Eterno Pai que infinitamente santo, misericordioso e cheio de amor.

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails