Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Manuscritos do Mar Morto estão agora na Internet 0



Amostra do livro de Isaías encontrado nos manuscritos


Uma força de trabalho conjunta entre Google e o Museu de Israel permitiu, finalmente, a disponibilização dos documentos conhecidos como Manuscritos do Mar Morto. Os pesquisadores acreditam que eles foram escritos há dois mil anos, aproximadamente entre o ano 200 antes de Cristo até a destruição do Segundo Templo, no ano 70 d.C.

Os Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto casualmente descobertos por um grupo de pastores de cabras, que em busca de um de seus animais, localizou em cavernas de Qumran, no Mar Morto, em 1947, jarros cerâmicos contendo os rolos. Qumram, “ruína da mancha cinzenta”, é um sítio arqueológico localizado a uma milha da margem noroeste do Mar Morto, a 12 km de Jericó e a cerca de 22 quilômetros a leste de Jerusalém, em Israel.

Os Manuscritos do Mar Morto estão disponíveis em http://dss.collections.imj.org.il.

Supõe-se que estes manuscritos foram compilados por uma seita de judeus apocalípticos conhecida como Essênios, que viveram em na localidade de Qumran do século II a.C. até aproximadamente 70. Porções de toda a Bíblia Hebraica foram encontradas, exceto do Livro de Ester e do Livro de Neemias, além de outros textos apócrifos e de regras da própria seita.

Os Manuscritos do Mar Morto são de longe a versão mais antiga do texto bíblico, sendo mil anos mais antigos que o texto original das escrituras hebraicas usadas pelos judeus hoje. Atualmente, estão os manuscritos guardados no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém.


comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails