Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Joãozinho Crente na aula de história 0




Aquela nova professora de História estava se apresentando à turma do Joãozinho Crente.

- Queridos, antes de iniciar nossa aula, vou me apresentar. Meu nome é Jeza, sou formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fiz especialização em História Antiga na Universidade de Coimbra, Portugal. Gosto muito de lecionar e espero que todos sejamos amigos.

- Nós também, professora! - a turma exclamou.

- Alunos, vocês devem saber que muito do que sabemos sobre a história vem dos livros antigos. Por exemplo: Júlio Cesar. O que sabemos dele é de um livro Guerras Gálicas, cujo exemplar mais recente foi escrito 900 anos depois do original. Temos cerca de 10 manuscritos deste livro.

- Da poética de Aristóteles, o exemplar disponível mais antigo foi escrito 1400 anos depois do original, num total de 5 manuscritos.

E a professora continuou:

-Os escritos de Heródoto, sobre a invasão da Grécia pelos persas, em mais ou menos 450 a.C., temos uns 10 manuscritos.

- E sobre a cidade de Tróia? Sabemos da existência dela por causa de uma obra de Homero, chamada Ilíada, redigida cerca de 800 a.C. Hoje em dia temos cerca de 650 manuscritos, contando diversos pedaços dela, que datam a partir de 100 d.C, quase 1000 anos depois dos eventos.

- E a Bíblia, professora? - perguntou Joãozinho.

- A Bíblia? Ela não é um livro histórico. É cheia de crendices de um povo supersticioso. A Bíblia é inútil para mim - diz a professora.

- Mas profe... ela conta a história do povo judeu, e principalmente o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Bíblia revela a vontade de Deus e sua intervenção milagrosa no decorrer dos séculos. Além disto, ela é uma fonte histórica muito melhor do que qualquer um destes que a senhora citou: são conhecidos hoje mais de 6000 manuscritos ou porções de manuscritos só do Novo Testamento! E os mais antigos disponíveis chegam bem perto da época dos eventos, cerca de 120 d.C., ou seja, algumas pessoas que foram testemunhas oculares dos acontecimentos ainda viviam quando os originais foram escritos!

- Não dá pra acreditar na bíblia, afinal, ela foi escrita por homens.

Então Joãozinho não se conteve:

- Neste caso, professora, penso que a senhora não é capacitada para nos dar aula, pois os seus diplomas foram feitos por homens; não aceitarei qualquer matéria que venha a ser lecionada, pois são apenas palavras escritas por alguém, sem qualquer ligação necessária com a verdade. E,a propósito, não aceitarei as notas bimestrais que a senhora me der. Afinal, são avaliações humanas que, pelo que entendi, não devem ser aceitas. A não ser que a senhora me explique porque devemos aceitar alguns livros como históricos e a Bíblia não sem ser por uma seleção sua totalmente subjetiva!

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails