Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Processos de separação 0



Trigo e joio crescem juntos, mas um deles está destinado à fornalha
Como separar sal, serragem e limalha de ferro

O que acontece quando sal, serragem e limalha de ferro são misturados? Temos aí um sistema heterogêneo, que parece ser de difícil separação. Mas a química nos dá métodos eficientes para obter cada um dos componentes desta mistura. Podemos usar, neste exemplo, os processos de destilação simples, filtração e separação magnética.

Primeiro, acrescentamos água a mistura, nela dissolvendo, assim, o sal. Após, filtramos o conjunto, resultando em água com sal e serragem com limalha. Em seguida, podemos separar o sal da água usando o processo de destilação, onde a água será fervida e recolhida em um recipiente, restando apenas o sal no outro. Para separar a serragem e a limalha, pode-se usar um imã, atraindo as partículas metálicas para si e deixando isolada a serragem.

Um processo para obtenção de água limpa a partir de rios ou lagos é a decantação. O procedimento envolve deixar a mistura repousar por algum tempo, de forma que a todas as partículas mais pesadas ficam depositadas no fundo do recipiente, permitindo que a água possa ser retirada sem a sujeira. Após este primeiro passo, outros procedimentos são feitos para purificar e tornar o líquido apropriado para o consumo humano.

Como separar crentes, falsos crentes e ímpios

Depois da explicação acima, ficou claro e simples como separar os componentes de uma mistura. Mas e como podemos identificar os principais elementos de dentro de uma congregação eclesiástica para não corrermos o risco de generalizar?

Usando a decantação
Dando um tempinho na decantação

Nada melhor que o tempo para verificar a conversão de alguém. Quando há muita agitação, muito barulho, fica difícil distinguir entre crentes e ímpios. Na multidão, não há responsabilidade. Mas assim que as coisas acalmam, as coisas tomam o seu lugar. O que é mais leve e mais limpo vai ficando em cima, e o sujo e pesado vai ficando embaixo. Simples, mas demanda tempo e paciência. Digno de nota é afirmar que tal decantação pode demorar muitos anos para ser efetivada.

Usando a filtragem


Muitos ficam no filtro

Este método é muito mais eficiente do que o anterior, bem mais ‘casca-grossa’. Uso este adjetivo popular por que realmente cascas-grossas ficam retidas na malha do filtro. Percebe-se rapidamente que são grandes demais para passar pelo caminho estreito. Não querendo diminui-se ou talvez dividir-se pelos outros, deixam de entrar em lugar mais aprazível, ficando presos por causa da sua própria natureza.

Usando a evaporação



Às vezes a prova é fogo!

Este é um método duro, mas que com certeza funciona. A dura prova de fogo que por vezes somos obrigados a passar não vai nos destruir; antes nos deixa mais puro. Pense no exemplo da água com sal. Ainda que a temperatura aumente, e fervilhem bolhas e bolhas de dificuldades, sobrará apenas o sal. Puro. Pronto para salgar o mundo.

Usando a separação magnética

Quem é de Cristo é atraído para Ele

Dentro da igreja visível, há a serragem e há a limalha de ferro. Elas conviverão por algum tempo, mas o tempo da separação virá e acontecerá que todos aqueles que são de Cristo serão atraídos por Ele.

E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim (João 12:32).

Dentro da igreja visível há muito barro e muita serragem. Há muitos motivos para que lobos estejam no meio dos cordeiros, e provavelmente não são motivos santos. Os que estão fora da igreja tem prazer em levantar alguma palavra de escárnio ou acusação contra os que eles chamam de crentes. Contudo, às vezes os que são acusados são feitos do mesmo material do qual são feitos os acusadores.

E nem todos os que dizem ‘Senhor, Senhor’ são filhos de Deus. Naquele dia, o próprio Senhor fará a separação dizendo ‘Apartai-vos de mim, nunca vos conheci’ (Mateus 7.23).

Você, que é meu irmão em Cristo, entende o que quero dizer? Em todas as coisas, somos mais do que vencedores, não é?

E você, que não é filho de Deus, por quanto tempo vai ficar acumulando a justa ira do Senhor sobre a sua cabeça? É tempo de arrependimento. O braço do Senhor não está encolhido para que não possa salvar. De que lado do filtro você quer estar?


Série: Levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails