Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cosmovisões: uma introdução 0



Cosmovisão - conscientemente ou não, você tem a sua
Você já parou para pensar no que te leva a fazer as escolhas que faz? Ao olhar o mundo, como você o interpreta? Sem dúvida, há muitas formas de se observar a vida. Mas seriam todas estas maneiras verdadeiras? Você vê o mundo da forma que ele é ou da forma que gostaria de fosse?

Cosmovisão é o termo que usamos para englobar o conjunto de premissas e fundamentos que uma pessoa tem como princípios norteadores do seu modo de pensar e agir. É uma lente através da qual vemos o que nos rodeia e então tentamos entender. É a visão que temos do mundo, das coisas que nele há e da interação delas. Fazendo uma analogia, é como um mapa que indica todas as estradas de um determinado lugar, com sua geografia, indicações de lugares para comer, dormir, relaxar... permitindo ao aventureiro planejar com sucesso uma viagem. Evidentemente, o sucesso depende de quão exato tal mapa seja.

E o que eu tenho com isso?


Apesar de nem todas as pessoas discernirem perfeita e claramente a sua, cada um de nós fundamenta a vida em uma cosmovisão. Às vezes, esta visão de mundo é bastante nebulosa, misturando elementos contraditórios; outras vezes, falha em explicar aspectos importantes da realidade.

Nancy Pearcey, em seu livro Verdade Absoluta, nos ajuda a descobrir qual são os princípios básicos da cosmovisão de uma pessoa. Ela explica didaticamente que toda cosmovisão está firmada em três grandes pilares, a saber:

- criação: como tudo começou, de onde viemos;
- queda: o que deu errado, qual é a fonte do mal e do sofrimento;
- redenção: o que fazer a este respeito, como consertar o mundo;

Faça estas perguntas a si mesmo e você descobrirá a sua visão de mundo.

É importante saber sobre cosmovisões?


Há dezenas, talvez centenas, de ideias de como surgiu o mundo, de criar os filhos, como se comportar diante da natureza; inúmeras maneiras de relacionar com as outras pessoas, de entender os fatos cotidianos e os misteriosos. É praticamente impossível conhecer todas as variações de pensamento humano e preparar uma argumentação para desmistificar cada uma delas. É muito mais simples entender as bases sobre as quais estas variações de pensamento são elaboradas e então atacá-las. Se as bases não forem sólidas, elas cairão muito mais rápido do que uma casa de palha construída sobre a areia.

E se eu não tenho a cosmovisão correta?


Se eu planejar uma viagem usando um mapa incorreto, que não mostre os postos de combustível nos locais corretos, ou que mostre caminhos diferentes do que vou encontrar in loco, com certeza isto será um problema. Não chegarei onde desejo, com grande possibilidade de ficar perdido, desorientado, com fome, sono e frio. Até mesmo posso ir a algum lugar onde minha própria vida estará em risco. Não obstante, muitos ainda acham que este tipo de aventura pode trazer algum tipo de alegria, por causa da surpresa. Mas surpresas nem sempre são agradáveis. E é um risco que pessoas sensatas não devem correr.

Destarte, uma cosmovisão é correta quando aquilo que ela afirma condiz com a realidade. Simples assim. Assim como um mapa, uma visão de mundo com ‘áreas escuras não identificadas’, ou com partes faltando, não presta como um bom guia. Ignorar estas áreas não é prudente. Ou, para ser mais claro, é estupidez.

Quais são as cosmovisões mais comuns


O cristianismo é uma cosmovisão teísta bíblica, mas além dela temos muitas outras que, ou utilizam alguns dos seus elementos de forma contrabandeada, ou são patentemente contrárias. Além do teísmo, são outros exemplos de cosmovisões o ateísmo, o deísmo, o panteísmo e o politeísmo. Tratarei sobre cada cosmovisão em postagens futuras, cada qual com suas características e falhas.

Sobre qual cosmovisão você gostaria de saber mais? Escreva um comentário!

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails