Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Amizades incoerentes 0





Brasil se abstém em voto de censura ao Irã na AIEA
(grifos meus)

Dos 35 países da atual Junta de Governadores, 25 concordaram com a resolução

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta sexta-feira uma resolução censurando o Irã por seu programa nuclear. O Brasil se absteve de votar. Nesta semana, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, veio ao País. Durante a visita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o direito de Teerã de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos.

Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia, China e Estados Unidos impulsionaram a nova resolução contra o Irã na AIEA em razão das atividades nucleares do país persa. O documento pede a paralisação das obras de uma planta de enriquecimento de urânio, mantida em segredo até recentemente. Do grupo de 35 países da atual Junta de Governadores da AIEA, 25 concordaram com a resolução, segundo diplomatas. Três países votaram contra o texto: Venezuela, Malásia e Cuba. Além do Brasil, abstiveram-se Afeganistão, Egito, Paquistão, África do Sul e Turquia. Apenas um país, o Azerbaijão, não estava representado.

É a primeira vez desde fevereiro de 2006 que a AIEA aprova uma resolução contra o Irã. Países como EUA e Israel temem que Teerã tenha um programa secreto para produzir armas nucleares. O governo iraniano nega e diz ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia. O Irã já foi alvo de três rodadas de sanções no Conselho de Segurança (CS) da ONU por se recusar a interromper seu programa nuclear.

Fonte: AE. Via Correio do Povo.

************************************************
Comentários sobre a notícia:

Apesar de todos os esforços da Comunidade Internacional em entender a verdadeira motivação do programa nuclear do Irã, nenhuma resposta positiva pode ser obtida. O país criou uma redoma em volta de si sobre este assunto. É completamente justificável que os países membros da AIEA estejam apreensivos com a possibilidade da utilização desta energia nuclear para confecção de bombas atômicas. Incompreensível é o Brasil se colocar em uma posição de neutralidade, pensando em, talvez, lucrar futuramente com uma parceria Brasil-Irã e assim se juntando com outros países de líderes muito mal-intencionados, como Venezuela e Cuba. Não é nenhum exagero criticar esta falta de zelo do Presidente Lula. Afinal, estamos falando de Mahmoud Ahmadinejad, aquele que disse que o Holocausto não existiu, e que desejava que Israel fosse varrido do mapa.

Related Posts with Thumbnails