Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quinta-feira 'utilitária' 0



Hoje, quinta-feira, estou inaugurando mais um tipo de postagem específica da qual eu havia falado em post anterior. Trata-se de uma postagem voltada à divulgação de ferramentas e utilitários de uso cristão, cuja finalidade é, além de edificação pessoal, ser utilizada como recurso em Ensino Bíblico, como Escolas dominicais, cursos teológicos, seminários, etc. Espero que minha intenção seja satisfeita e que seja benção a todos que dela desfrutar.

Hoje divulgarei uma Bíblia muito útil, de fácil aprendizado, e que pode agregar muito no preparo de mensagens, estudos e também na organização de um devocional pessoal. Ela se chama E-Sword, e possui muitos plugins que podem ser adicionados ao programa principal.

Download e instalação

O download deste programa pode ser feito no endereço http://www.e-sword.net/downloads.html. Aparecerá a tela abaixo:

São dois links para download. Basta clicar na primeira seta para baixo que está indidicada por mim com um retângulo verde em volta. Este é o programa principal. Originalmente, ele está em inglês; se você não é fluente no idioma, recomendo que baixe também o programa de tradução (chamado E-Sword GUI Location), indicado pelo segundo quadrado verde, logo abaixo do link do programa principal.

Após o download, instale inicialmente o primeiro programa, que provavelmente se chama Setup951.exe (ou assemelhado; talvez no momento em que você fizer o download, a versão do programa tenha sido atualizada). Basta um clique duplo sobre ele. Após, siga o roteiro abaixo, selecionando as opções marcadas.


Clique em 'Next' (Próximo);


Clique em 'I accept the terms in the license agreement' e depois em 'Next';


Novamente, clique em 'Next';


Pasta de instalação do E-sword. Aceite o local padrão clicando em 'Next';


Clique em 'Install';


Aguarde enquanto os arquivos são instalados;


Instalação feita. Clique em 'Finish' para concluir.



Ao final, o programa de instalação solicita que você reinicie o computador. Faça isto. Após o reinício, o ícone abaixo estará disponível na Área de Trabalho do Windows.



Dando um clique duplo no ícone acima fará com que o programa seja iniciado.


Tela de inicialização do programa.


Tela do programa em inglês, com a bíblia na tradução inglesa (King James Version).







Após a instalação do programa principal, é hora de instalar a tradução do programa para português. Clique duplo no arquivo localize.exe que você baixou anteriormente.


Clique em 'Next';


Clique em 'Install';


Aguarde a cópia dos arquivos;


Clique em 'Finish' para concluir a instalação.

A seguir, entre no programa. Se a interface do programa ainda estiver em inglês, troque para português através do comando de menu indicado na figura abaixo (Menu Options->Language->Português):



A tela do programa é dividida em 4 partes principais. À esquerda, estão disponíveis os livros da bíblia e os capítulos do mesmo. Ao centro fica o texto bíblico escolhido. Na parte inferior à direita, todos os dicionários bíblicos que estiverem instalados no computador. E à direita ficam os comentários que estiverem instalados, as Notas de estudo e as Notas temáticas.

Instalando bíblias


O E-sword tem uma praticidade muito grande ao trabalhar com traduções da Bíblia. Ele aceita diversas traduções, e estas estão igualmente disponíveis para download. Elas podem ser localizadas clicando no menu do site, na opção 'Bibles'.

Na instalação padrão, ele já vem com duas versões em inglês da tradução King James; uma delas vem com números de referência Strong, para uso com Dicionário Grego Strong. Este recurso é ótimo para descobrir o significado real objetivado pelos escritores de cada palavra usada na Bíblia. Para a língua portuguesa, recomendo fazer o download da "Portuguese João Ferreira de Almeida Atualizada". Basta baixar e instalar aceitando as opções padrão. Reinicie o E-sword e a opção ja estará disponível conforme figura abaixo:


Em destaque, três traduções da Bíblia e duas ferramentas de comparação entre versões.

Comentários, Dicionários, Gráficos e Extras

Além das diversas traduções da Bíblia, há também para download diversos acessórios que podem melhorar bastante o estudo da Palavra. Assim como existem Bíblias comentadas, há comentários, dicionários, mapas e imagens relacionadas com as passagens bíblicas selecionadas. Há também devocionais de cristãos famosos que podem ser usados para fins de estudo também. Entretanto, todos estes recursos estão em inglês. Basta fazer o download, instalar e reiniciar o E-sword para que tudo funcione.



Pesquisa de passagens e de texto

O E-sword possui uma ferramenta de busca de textos bíblicos que facilita o trabalho de localizar aquele texto que você sabe que existe na Bíblia mas não lembra qual a referência. No exemplo da tela abaixo, procurei o texto exato 'amor de Deus' por toda a Bíblia ACF (Almeida Corrigida e Fiel). Foram encontradas 12 passagens. Para ir diretamente a parte ao livro da passagem localizada, basta dar um clique duplo na mesma.



Recursos interessantes

O E-sword é um programa que permite que você marque na própria tela
aquilo que lhe chamou a atenção, da mesma forma que fazemos nas Bíblias
de papel. Também há uma área do programa chamada 'Notas de estudo',
onde você pode colar versículos, escrever, formatar o texto, salvar,
imprimir... tudo o que você achar interessante num só lugar. Se você
precisar de ajuda, e entender um pouco de inglês, pode acessar a seção
de treinamento no programa disponível no próprio site, no endereço
http://www.e-sword.net/training.html. Se quiser, pode perguntar também
aqui nos comentários e responderei assim que possível.


Related Posts with Thumbnails