Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O jovem cristão e o sexo - parte 3 1



O jovem cristão e o sexo - parte 3

Servir a Deus no sexo

Nesta postagem, foi mostrado que o ser humano está fadado a servir. Ele não pode fugir disto. Não se trata de servir ou não servir; mas se trata de A QUEM ou A QUÊ servir. Em todas as áreas da vida, nós servimos a um “senhor”. Este senhor pode ser:

- Ao Deus cristão
- A um deus qualquer
- A Satanás
- A uma filosofia de vida
- A uma pessoa
- Ao dinheiro ou aos bens
- A si mesmo

Quando somos chamados por Deus, ele nos chama para entregarmos todas as áreas de nossas vidas a Ele “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente” (Rm 11:36):

- Corpo: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rm 12.1).

- Mente: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

Então, o sexo está incluído naquilo que fazemos para servir ao Senhor. Mas, como tudo, não podemos servir a Deus de qualquer jeito. Ele estabeleceu um momento especial para que o sexo fosse feito e, desta forma, Deus fosse glorificado. Este momento chama-se casamento, onde homem e mulher deixam seu pai e sua mãe para tornarem-se uma só carne.

O sexo da forma como Deus aprova envolve intimidade, compromisso, fidelidade. Envolve uma aliança, que só termina na morte. Para compreender a seriedade deste assunto para Deus, veja como a bíblia está recheada de referências à alianças, à fidelidade e reprovações ao adultério. Aliás, nos mandamentos deixados por Deus no monte Sinai, para Moisés, pelo menos 2 mandamentos estão relacionados à questão do relacionamento homem-mulher, o 7º e o 10º.

Jesus afirmou “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mt 6.24). Então, ou nós servimos a Deus no sexo também, ou servimos a algum outro “senhor” – seja ele nós mesmos, ou um outro deus, como os povos da antiguidade faziam na sua prostituição cultual, ou ao dinheiro (como a prostituição)...

O sexo é sujo?

Muitos cristãos têm, hoje em dia, a idéia de que o sexo (ou a parte sexual do corpo) é “sujo”. Um pouco desta visão veio através de alguns pensadores da antiguidade, que deduziram que, como os seres espirituais, como Deus e os anjos, não possuem um equivalente a nossa sexualidade, isto significa que ela é completamente carnal e, portanto, não tem nenhuma relação com as nossas atividades espirituais.
Mas a grande “colaboração” neste sentido veio de Santo Agostinho, o bispo de Hipona (354-430 d.C.). Ele, um dos poucos pensadores cristãos da antiguidade que revelaram suas vidas sexuais, relatou o que pensava sobre o assunto na sua obra autobiográfica “Confissões”. Agostinho teve, na sua juventude, uma vida muito desregrada em relação ao sexo. Quando ele abandonou essas práticas, ele muito lamentou o fato de ter gasto grande parte de sua energia nisto. No livro, o bispo quis passar para seus leitores quão incompatíveis eram a sexualidade e a sociedade. Para ele, uma sociedade totalmente sadia deveria ser completamente livre da “matéria”. Até o sexo para procriação não era vista com bons olhos por ele, já que permitia que mais pessoas nascessem e, indiretamente, isto contribuiria para a expansão do Reino das Trevas. Ainda, na sua visão, ele acreditava que os impulsos sexuais eram uma triste herança do pecado original resultante da desobediência inicial de Adão. Agostinho contribuiu muito para a Teologia. Foi um grande escritor e santo de Deus. Entretanto, ele exagerou sobre alguns aspectos da vida, o que é típico quando se tenta escapar de algum pecado que já lhe fora grande fonte de problemas.

Desde então, está infiltrada dentro da mentalidade ocidental, principalmente na nossa sociedade com forte herança cultural e tradicional católica, que o sexo e os próprios órgãos sexuais são sujos e/ou vergonhosos.

Em Gn. 2.7 vemos Deus esculpindo o homem a partir do barro, e isto foi um escândalo para outros povos e religiões, principalmente para os gregos que acreditavam que nenhum deus poderoso poderia tocar na matéria, principalmente no barro, como um operário faria. Nós, atualmente, não temos problemas em aceitar que Deus sujou suas mãos de barro, mas temos uma tremenda dificuldade em aceitar que Deus esculpiu o homem todo, inclusive o pênis e o saco escrotal. A cultura judaica já via isto de uma forma bem diferente. A começar pelos juramentos: em Gn 24.2, é narrado um juramento, onde o servo fez um juramento colocando sua mão debaixo da coxa de Abraão, para buscar uma esposa para Isaque. É um bom eufemismo, porque este “debaixo da coxa” é, na verdade, nos seus testículos! Este ato simbolizava que os filhos ainda por nascer tomariam vingança por aquele juramento caso fosse quebrado, ou dava solenidade ao juramento em nome do Deus que instituíra a circuncisão como sinal de sua aliança. Aliás, o povo judeu era caracterizado por ter a circuncisão como sinal da aliança entre eles e Deus (Gn 17:10-11). Outro costume do povo judeu é, ao invés de lavar as mãos após urinar, como é o nosso costume, lavar as mãos ANTES de ir urinar. É uma forma de dar importância e valor para os órgãos sexuais (Sexxchurch.com, 2008).

A Igreja de Cristo é comparada a um corpo humano, e nenhuma parte deste corpo tem menos valor que a outra, ou menos digna que a outra. Portanto, todas as partes do nosso corpo tem sua utilidade. O que "suja" ou "santifica" uma parte do corpo é o que fazemos com ela. Uma mente pode ser muito mais "imunda" do que o pênis de algúem.

Precisamos ver o nosso corpo de uma forma mais bíblica, da forma como Deus o vê. Assim, cuidaríamos bem melhor dele.

comment 1 comentário(s):

Anônimo disse...

Leandro, muito obrigado por este artigo. Não digo isso apenas por ser um tema interessante, mas também pela abordagem intelectualizada.
Que Deus o abençoe !!!

Fernando Jatobá

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails