Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Inferno - Parte 1 - Porque ele deve existir 0



Inferno - Parte 1 - Porque ele deve existir

O tema "inferno" é um dos mais controversos e difíceis com os quais cristãos e não-cristãos têm de lidar.

Tão difícil que boa parte das pessoas sequer admite a existência de tal lugar. Algumas pessoas também têm uma visão equivocada da natureza do inferno, muitas vezes incorporando lendas, fábulas e outros componentes mitológicos neste assunto, o que compromete a compreensão dele e de tudo que o envolve.

Vou dividir este tema em três partes. A primeira trata da necessidade do inferno; porque ele existe. A segunda parte trata da sua natureza: o que há lá, quem vai estar lá, do que é constituído. A terceira e última parte contem um conjunto de respostas para perguntas difíceis de se responder, perguntas feitas por céticos de todos os tipos.


*****************************

Qual é a necessidade de existir um inferno?


1) JESUS ENSINOU A EXISTÊNCIA DO INFERNO:


As Escrituras afirmam enfaticamente a doutrina do inferno. Algumas das afirmações mais fortes de que existe um inferno vêm de Jesus Cristo. Ele falou mais sobre o inferno que sobre o céu.

Jesus advertiu: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno" (Mt 10.28).


Ele acrescentou sobre aqueles que o rejeitam: "Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era" (Mt 13.40).


Além disso, sem separação eterna, não haveria céu. O mal é contagioso (1 Co 5.6) e deve ser isolado. Como uma praga mortal, se não for contido continuará a contaminar e corromper.


2) A BÍBLIA ENSINA QUE O INFERNO EXISTE:


A bíblia afirma a existência do inferno (
Ap 20.11-15). O apóstolo Paulo falou da separação eterna de Deus, dizendo:

...quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder (2Ts 1.7-9).


3) A JUSTIÇA DE DEUS EXIGE O INFERNO:


A justiça exige a existência do inferno, e Deus é justo (Rm 2). Ele é tão puro e imaculado que não pode sequer ver o pecado (Hb 1.13). Deus trata a todos com igualdade: "Pois em Deus não há parcialidade" (Rm 2.11).


O salmo 73 representa as passagens que ensinam que nem toda justiça é feita nesta vida. Os perversos parecem prosperar (v. 3). Logo, a existência de um lugar de castigo para os perversos após esta vida é necessária para manter a justiça de Deus.


4) O AMOR DE DEUS EXIGE O INFERNO:


A Bíblia afirma que "Deus é amor" (1Jo 4.16). Mas o amor não pode agir coercivamente, apenas persuasivamente.


Um Deus de amor não pode forçar as pessoas a amá-lo. Paulo falou que as coisas são feitas livremente, e não por obrigação (2Co 9.7). Amor forçado não é amor; é estupro. Um ser amoroso sempre dá "espaço" para outros. Não se impõe contra a vontade dos outros. Como C. S. Lewis escreveu:


Anular o livre-arbítrio humano [...] seria inútil para Ele. Ele não pode forçar. Só pode atrair (Lewis, Cartas do inferno, cap. 8).


Logo, os que escolhem não amar a Deus devem ter o direito de não amá-lo. Os que não desejam estar com ele devem ter permissão para ficar sepa­rados dele. O inferno permite a separação de Deus.


5) A DIGNIDADE HUMANA EXIGE O INFERNO:


Já que Deus não força as pessoas a ir para o céu contra suavontade, o livre arbítrio humano exige um inferno.


Jesus exclamou: "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes quis eu reunir os seus filhos, como a galinha re­úne os seus pintinhos debaixo das suas asas, e vocês não quiseram!" (Mt. 23.37).


Roubar dos seres humanos sua liberdade e dignidade, levando-os à força para o céu contra seu livre-arbítrio. Isso seria o "inferno", já que eles não pertencem ao lugar onde todos amam e
adoram a Pessoa que eles mais querem evitar.


6) A SOBERANIA DE DEUS EXIGE O INFERNO:


A não ser que haja inferno não há vitória final sobre o mal. Pois o que frustra o bem é o mal. O trigo e o joio não podem crescer juntos para sempre. Há uma separação final, senão o bem não triunfará sobre o mal.


Como na sociedade, o castigo do mal é necessário para que o bem prevaleça. Da mesma forma, na eternidade o bem deve triunfar sobre o mal. Se isso não acontecer, Deus não está no controle total. A soberania de Deus exige o inferno, senão ele não seria o vencedor final sobre o mal que a Bíblia declara que ele é (1Co 15.24-28; Ap 20-22).

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails