Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sábado, 13 de setembro de 2008

Inferno - Parte 2 - Sua natureza 0



Inferno - Parte 2 - Sua natureza

1) A NATUREZA DO INFERNO:

A Bíblia descreve a realidade do inferno com linguagem figurada poderosa. Ele é descrito como um lugar de trevas (Mt 8.12; 22.13), que está "fora" [das portas da cidade celestial] (Ap 22.14,15). O inferno fica fora da presença de Deus (Mt 25.41; 2Ts 1.7-9).

É claro que esses são termos relacionais, não necessariamente espaciais. Deus está "acima", e o inferno está "abaixo". Deus está "dentro", e o inferno está "fora". O inferno está na direção contrária a Deus.


A) O inferno também é descrito como “UMA CÂMARA DE TORTURA”:

A natureza do inferno é uma realidade horrível, PORÉM, a Bíblia não diz em lugar nenhum que o inferno é "UMA CÂMARA DE TORTURA" em que pessoas são forçadas a entrar contra a vontade para serem torturadas.

Essa é uma caricatura criada por incrédulos para justificar sua reação de que o Deus que envia pessoas para o inferno é cruel. Isso não quer dizer que o inferno não seja um lugar de tormento. Jesus disse que era (Lc 16.24). MAS, AO CONTRÁRIO DA TORTURA QUE É INFLIGIDA DE FORA CONTRA A VONTADE DA PESSOA, O TORMENTO É AUTO-INFLIGIDO.

Até os ateus sugeriram que a porta do inferno é trancada pelo lado de dentro; Somos condenados à liberdade de estar sem Deus. A presença divina do céu seria a tortura para quem o rejeitou irrecuperavelmente.

O tormento é viver com as conseqüências de nossas más escolhas. É o choro e ranger de dentes que resulta da consciência de que fracassamos e merecemos as conseqüências.

Assim como um jogador de futebol bate no chão com força depois de perder um gol que decidiria a Copa, as pessoas no inferno sabem que a dor que sofrem é auto-infligida.

B) O inferno também é descrito como um “LUGAR DE FOGO ETERNO”:

Esse fogo é real, mas não necessariamente físico (como o conhecemos), porque as pessoas terão corpos físicos não perecíveis (Jo 5.28,29; Ap 20.13-15), então o fogo normal não os afetaria. Além disso, as figuras de linguagem que descrevem o inferno são contraditórias, se consideradas num sentido físico. Ele tem fogo, mas é trevas. É um lago e um abismo. Apesar de tudo na Bíblia ser literalmente verdadeiro, nem tudo é verdadeiramente literal.

2) A DURAÇÃO DO INFERNO:

Muitos incrédulos estariam dispostos a aceitar um inferno temporal, mas a Bíblia fala dele como eterno.

A) O inferno durará enquanto Deus existir:

A Bíblia declara que Deus existe para sempre (Sl 90.1,2). Na verdade, ele não tem princípio nem fim (Ap 1.8). Criou todas as coisas (Jo 1.3; Cl 1.15,16) e permanecerá depois que este mundo for destruído (2Pe 3.10-12).

Mas Deus, por natureza, não pode tolerar o mal (Is 6; Hb 1.13). Logo, as pessoas más devem ficar separadas de Deus para sempre. Enquanto Deus for Deus e o mal for mal, um deve ficar separado do outro.

B) O inferno durará enquanto o céu durar:

O céu é descrito como "eterno" na Bíblia. Mas a mesma palavra grega (aiõnion), usada no mesmo contexto, também indica que o inferno é "eterno" (Mt 25.41; cf. v. 46; 2Ts 1.9; Ap 20.10). Então, se o céu é eterno, o inferno também é. Não há absolutamente nenhuma base bíblica para supor que o inferno é temporal e o céu é eterno.

Relembrando alguns pontos:

Não existe a possibilidade de alguém sair do inferno. Existe um grande abismo, de modo que ninguém pode sair (Lc. 16.26). O julgamento começa logo após a morte (Jo 8.21; Hb 9.27). Isso não é diferente do fato de algumas decisões na vida serem irreversíveis. O suicídio é um caminho sem volta, por exemplo.

As pessoas permanecem conscientes após a morte, quer estejam no céu/paraíso (2Co 5.8; Fp 1.23; Ap 6.9), quer no hades (Lc 16.23). A besta ainda estará consciente depois de mil anos no inferno (Ap 19.20; 20.10).

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails