Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O que é a Igreja? 0



O que é a Igreja?

Quando falamos em igreja, nós, cristãos, nos referimos à igreja conforme identificada na Bíblia. Existem algumas religiões que arrogam para si a autoria da Bíblia; contudo, o que vemos é que a igreja é um mistério revelado na Bíblia. A Bíblia mostra como é a igreja, e não o contrário.

Vamos entender o que é a Igreja, da forma como Deus nos revelou. A Palavra de Deus tem diversas analogias úteis para compreendê-la. A Igreja de Cristo pode ser definida como:

  1. Um edifício – 1 Co 3:9 (Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus)

    1. Cristo é o edificador – Mt 16:18 (Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela)

    2. Cristo é a pedra angular – Ef 2:19,20 (Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina)

  2. Um corpo vivo – 1 Co 12:27 (Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular)

    1. Cristo é a cabeça – Cl 2:19 (E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus)

  3. Um rebanho – Lc 12:32 (Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino)

    1. Cristo é o Pastor – Jo 10:11 (Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas)

  4. Uma esposa – Ap 21:2 (E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido)

    1. Cristo é o esposo – Jo 3:29 (Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido)

  5. Tesouros especiais – Ml 3:17 (E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupa-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve)

  6. Ramos da videira – Jo 15:2 (Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto)

  7. Um templo – 1 Co 3:16 (Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós)

    1. Cristo é o sumo sacerdote – Hb 4:14 (Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão)



Que belas formas de aprender e ensinar a Verdadeira Igreja de Deus!

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails